Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rastros de História e Memória: Santa Cruz feita com as mãos




Exposição no Palacete Princesa Isabel - Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge.
Rua das Palmeiras Imperiais, s/n. Santa Cruz - Rio de Janeiro.
De segunda à sexta, de 9h às 17h
Sábados: de 10h às 15h
Entrada Franca


Influenciada pela obra do historiador Benedicto Freitas - "Santa Cruz Fazenda Jesuítica, Real e Imperial", editada em três volumes, a comunidade sempre desejou contar a História do bairro, usando as cenas históricas que artistas e viajantes retrataram em seus relatos e pinturas, na passagem pela Fazenda de Santa Cruz. A ideia começou a tomar forma no NOPH - Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica, a partir de 2007. A busca de uma nova linguagem artística se encerrou com a descoberta do talento da artista Janaína Botelho durante as feiras de artesanato da ZOART - Artesãos da Zona Oeste.

A Casa da Moeda do Brasil, através do Programa Atitude Cidadã, patrocinou o Projeto em 2010/2011.

Janaína Botelho em seu ateliê, produzindo algumas das peças que fazem parte da exposição.

De um modo inovador, as cenas foram recriadas na tridimensionalidade das maquetes, trazendo a história local em miniaturas que, guardando a proporção e a fidelidade à pesquisa realizada, encantam a todos.
Chegada da Família Real à Santa Cruz, uma das maquetes produzidas pela artista Janaína Botelho, do período monárquico.


Algumas foram imaginadas pela própria artista (Terra de Piracema, Inauguração da Sede Administrativa do Matadouro); outras, inspiradas nas obras de Thomas Ender, Debret, Benjamin Mary e mais recentemente nas de Onild'Aquino (Capela de Santa Bárbara) expostas no Palácio Real e Imperial de Santa Cruz, atual Batalhão Escola de Engenharia - Villagran Cabrita.

Janaína Botelho em seu ateliê, durante a produção das peças para compor as maquetes que fazem parte da exposição.

Santa Cruz passa a ter assim a sua História contada em maquetes, que facilitam o seu conhecimento, a sua dimensão e a sua grandiosidade, como uma parte viva integrada - a Memória - no contexto histórico da própria História do Brasil.

Cerimônia do "beija-mão" realizada no antigo Palácio Real de Santa Cruz. Maquete criada pela artista Janaína Botelho.


NOPH/Ecomuseu de Santa Cruz

terça-feira, 28 de junho de 2011

Literatura e Língua Portuguesa em DVDs para as escolas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro



MultiRio distribui mais um volume do MultiKit

As Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) já receberam, para distribuição às escolas municipais e salas de leitura, o nono volume da coleção de MultiKits. O material, que tem o título Literatura e Língua Portuguesa, reúne quatro DVDs, com séries escolares e informativo-culturais.
Os discos apresentam os dez programas da série Turma da Biblioteca, além de episódios de Rio, uma Cidade de Leitores, interprogramas Uma Obra, Seu Autor e sete multiclipes. Os Multikits colocam à disposição dos educadores subsídios para enriquecer suas aulas com diferentes linguagens e expressões artísticas, criando, assim, oportunidades de os alunos constituírem mais conhecimento.







Diversidade Sexual na Escola



UFRJ oferece oficina gratuita sobre
diversidade sexual para escolas da rede pública


O Projeto Diversidade Sexual na Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro convida escolas do Rio de Janeiro, para o estabelecimento de uma parceria para a realização de atividades de mobilização e sensibilização em Sexualidade, Gênero e Diversidade. Para alcançar a rede pública com ações de sensibilização, o Projeto oferece, neste segundo semestre de 2011, oficinas de curta duração (4h) para profissionais de educação e exibição de curta-metragem com debate para estudantes.

A oficina é direcionada a todos os profissionais da escola, com 4 horas de duração, realizada por profissionais capacitados do Projeto. O objetivo é produzir uma ressignificação do olhar dos educadores e das instituições de ensino alcançadas para a questão da diversidade sexual e gênero na escola.

Público alvo: Instituições de ensino públicas, em especial da Rede Municipal, ou comunitárias da região metropolitana do Rio de Janeiro. Podem ser atendidas, também, instituições do interior do estado, caso seja solicitado.

Carga horária: 4h

Metodologia: dinâmicas interativas que estimulem o debate entre os profissionais da instituição, com foco na reeducação do olhar para as situações de sexismo e homofobia, e de reafirmação dos estereótipos de gênero no cotidiano escolar. A metodologia se predispõe menos ao aprendizado de conceitos complexos e mais ao debate, principalmente auto-crítico, sobre o contexto escolar e as possibilidades de transformação, sempre partindo dos pontos de vista expressados pelos educadores para a reflexão crítica e desconstrução de preconceitos.

Conteúdo Programático:

- Diferenciação de sexo e gênero;
- Orientações e identidades sexuais, suas expressões mais comuns e a problematização da relação sexo-gênero-orientação-identidade;
- Identidades de gênero, estereótipos e sua relação com a homofobia;
- Sexualidade e escola: a escola fala sobre sexo;
- Travestilidade, transexualidade e escola;
- Violência e discriminação na escola: dados e relatos de experiências;
- Ética, educação e desigualdades: a escola como agente da transformação ou reprodutora do sexismo e da homofobia.

Para atingir toda a comunidade escolar, o Projeto realiza posteriormente à oficina a exibição e debate dos curtas-metragens “Novamente” e “Por outros olhos”, apenas para o Ensino Médio. Produzidos pelo Projeto, os vídeos foram construídos a partir de relatos e experiências de jovens, e discutem situações de violência e discriminação dentro da escola. Você pode assistir aos dois curtas na área VÍDEOS E EEXIBIÇÕES na página do projeto (www.diversidade.papocabeca.me.ufrj.br)

Essas atividades não trazem nenhum custo para a instituição escolar, pois todos os gastos são cobertos pelo Ministério da Educação e pela UFRJ.
Caso a escola esteja interessada em agendar estas ações, basta entrar em contato através do correio eletrônico diversidadeppc@me.ufrj.br

O Projeto Diversidade Sexual na Escola é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa Papo Cabeça, realizado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e a Secretaria de Direitos Humanos. Como ações principais, o projeto realiza atividades de formação e sensibilização junto a profissionais de educação da rede pública e estudantes da educação básica, além do desenvolvimento de materiais de orientação para educadores.

Saiba mais sobre o projeto em:

www.diversidade.papocabeca.me.ufrj.br

Maiores informações: (21) 3388-5851 ou diversidadeppc@me.ufrj.br

segunda-feira, 27 de junho de 2011

"ENTRE JOVENS" é o novo jornal do aluno


As escolas da Rede Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro estão recebendo a edição nº 01, mês de junho de 2011, do jornal "ENTRE JOVENS".
Publicado pela MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios Ltda, o "ENTRE JOVENS", tem edição de texto de Regina Protasio, redação de Bete Nogueira, Carolina Bessa e Joanna Miranda, revisão de Jorge Eduardo Machado e fotos de Alberto Jacob Filho.


Em um breve editorial publicado na primeira página do jornal do aluno, destacamos:
"ENTRE JOVENS" foi o título sugerido pelo Fábio Luiz Archangelo Júnior, da Escola Municipal Alcides Carneiro, em Campo Grande. Parabéns ao Fábio e a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio que responderam ao nosso desafio. Esperamos que gostem das mudanças e que continuem escrevendo para nós."




"Na visita à Associação dos Catadores e à Usina de Biogás, Fernanda e Renan conhecem os processos de reciclagem que contribuem para a preservação do meio ambiente. E essa lição vale para todos nós."
Nesta primeira edição do "ENTRE JOVENS" os leitores também encontrarão: "Galeria do Aluno", que é um espaço para a participação direta dos alunos, que poderão enviar informações para o E-mail entrejovens@multirio.rio.rj.gov.br "Veja o trailer. Leia o liivro!". Xô, Dengue! e mais:




"A MULTIRIO QUER SABER!" Um mundo inteiro por descobrir. Para o adolescente, quanto mais informação, melhor. Alguns são mais ligados em Ciências; outros, em Matemática, ou tecnologia, ou música, ou tudo isso junto. E você, que tema gosta mais de ver nos programas da MultiRio?"
Escreva uma carta para a MultiRio (Largo dos Leões, 15, sala 908, Humaitá, Rio de Janeiro/RJ, CEP 22260-210) ou um e-mail para entrejovens@multirio.rio.rj.gov.br

PEQUENO CIENTISTA

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mais livros para a Biblioteca do Professor


Criada em 2009, no início da administração da secretária Claudia Costin, a Biblioteca do Professor constitui uma das ações do programa “Rio, uma cidade de leitores”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é incentivar a leitura literária entre os professores da Rede.
No total, já foram distribuídos 32 títulos, sendo que, apenas em 2011, já foram entregues quatro livros de autores brasileiros e quatro de autores estrangeiros.
Neste mês de junho de 2011, estão chegando às escolas, dois excelentes livros de autores brasileiros: “Grande Sertão: veredas”, de João Guimarães Rosa, da Editora Nova Fronteira e “Viva o povo brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, editado pela Ponto de Leitura.

Dos autores estrangeiros, já consagrados internacionalmente, os professores podem escolher entre Isabel Allende, “A ilha sob o mar”, da Editora Bertrand Brasil, ou “O enigma do oito”, de Katherine Neville, distribuído pela Editora Rocco.


Segundo palavras do cineasta Glauber Rocha, “João Ubaldo é escritor baiano-polifônico, sensual e acre”, e “Viva o Povo Brasileiro”, tem sido considerado um clássico da literatura brasileira.



João Guimarães Rosa dispensa maiores apresentações, e a edição de “Grande Sertão: veredas” que os professores estão recebendo, é um relançamento da obra baseada na 5ª edição, publicada em 1967, mas elaborada a partir de “um novo projeto gráfico, mais leve e arejado, permitindo uma leitura mais agradável do texto”, conforme “Nota do Editor”, na abertura do livro.




Isabel Allende, com “A Ilha sob o Mar”, já é conhecida dos professores da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro, pois em 2009, a Biblioteca do Professor incluiu em sua coleção outro livro de sua autoria: “A soma dos dias”, também editado pela Bertrand Brasil. A autora da conhecida obra “A Casa dos Espíritos”, apresenta desta vez um romance histórico sobre Zarité Sedella, ex-escrava, que conta suas mazelas vividas no século XVIII, em uma fazenda das Antilhas.


A outra opção de literatura estrangeira, “O enigma do Oito”, de autoria de Katherine Neville, conta a história do lendário xadrez de Carlos Magno, escondido durante mais de mil anos e desenterrado na Abadia de Montglane, nos Pirineus, às vésperas do início da Revolução Francesa.
Como “Xadrez é vida”, nas palavras de Bobby Fischer e, segundo Benjamin Franklin, “A vida é uma espécie de xadrez”, conforme consta da página de abertura do livro de Katherine Neville, convém desfrutar da leitura dos livros que estão sendo entregues pela Secretaria Municipal de Educação, e aproveitar as dicas de “O Enigma do Oito” para o bom exercício do raciocínio lógico e estratégico.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Turismo no Rio de Janeiro

Produção textual e o ensino das culturas afro e indígena no Educação em Rede


No programa desta quarta, o professor Antonio Augusto Mateus Alves Filho, coordenador de Avaliação da SME, fala sobre a importância da produção textual para o desenvolvimento dos alunos ao longo do ensino fundamental. Educação em Rede também mostra o ensino da cultura indígena na E. M. João de Camargo, em São Cristóvão, e da cultura afro-brasileira, na E. M. Jardim de Infância Ana de Barros Câmara, em Coelho Neto. O programa exibe, ainda, uma matéria com alunos do Ginásio Experimental Carioca Mário Paulo de Brito, em Irajá, que falam dos seus projetos para o futuro. Educação em Rede vai ao ar nesta quarta-feira (22), às 8h e às 13h, no canal 14 da NET, com reprise no mesmo canal na quinta-feira (23), às 11h, e no sábado (25), às 12h30.

terça-feira, 21 de junho de 2011

DESCOLAGEM





Nos próximos dias 2 e 3 de julho o Descolagem, projeto criado por este blogueiro em parceria com o instituto Oi Futuro e que acontece no NAVE – Núcleo Avançado em Educação, volta com força total: no primeiro dia, vamos abordar como a tecnologia está revolucionando os processos de compartilhamento do conhecimento. No segundo dia haverá uma série de workshops, os Descoshops, com temas como arte interativa, games, mashups e programação, entre outros assuntos.

O surgimento de tecnologias e dispositivos digitais e a rápida expansão do acesso à internet estão impactando, de maneira sem precedentes, o modo como transmitimos e compartilhamos o conhecimento na sociedade – seja nas escolas, em casa ou nas empresas. No sábado, primeiro dia do Descolagem #7, que tem como título As novas conexões do saber, convidamos o professor e pensador Henry Jenkins, o professor, pesquisador e artista eletrônico Zach Lieberman, o DJ, pesquisador e artista interativo Daito Manabe, e o educador e pesquisador Rafael Parente para refletirem sobre todas essas mudanças.

Jenkins e Lieberman são os convidados especiais desta edição pela contribuição que ambos têm dado sobre estes assuntos em seus trabalhos. Lieberman mostrará como o compartilhamento de pesquisas e técnicas podem acelerar evolução da tecnologia e, ao final do evento, Jenkins fará uma apresentação especial e inédita sobre o tema do Descolagem. Ele vem ao NAVE numa parceria da produção com a empresa de transmedia storytelling Os Alquimistas, da qual é conselheiro.

Na ocasião, será inaugurada também a EXPO_NAVE_2011, uma exposição com trabalhos interativos de Zach, Daito e outros artistas de várias partes do mundo.
O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, na página Oi Futuro www.oifuturo.org.br, a partir das 15h.

No domingo, dia 3, haverá uma série de Descoshops: workshops que serão ministrados nas salas e laboratórios do NAVE sobre temas como arte interativa, games, mashups e programação, entre outros assuntos. Saiba como se inscrever no Descolagem e nos Descoshops no serviço mais abaixo. As vagas são limitadas. O projeto Descolagem conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

O QUE É DESCOLAGEM?


Descolagem é um projeto do jornalista e blogueiro Beto Largman, em parceria com o Oi Futuro, que pretende discutir o impacto das novas tecnologias no modo de produção e compartilhamento do conhecimento e da informação. Um evento Descolagem pode ser uma palestra, mas também uma mesa redonda, um filme, uma performance, um curso, workshop ou o meio de difusão que mais se adequar ao momento, à proposta, ao assunto, ao século em que vivemos. A ideia é que o Descolagem, realizado no NAVE (Núcleo Avançado em Educação), no Rio de Janeiro, seja um “tubo de ensaio” para experimentar novos formatos de interação em ambientes de aprendizagem.

No Descolagem, qualquer um pode ter a palavra, pois os comentários e postagens feitos durante o evento em redes sociais como Twitter, Flickr, YouTube e blogs são exibidos em telões espalhados pelo espaço. Desta forma, os participantes podem fazer perguntas aos convidados e emitir opiniões, tanto presencialmente como à distância, uma vez que é possível acompanhar o evento ao vivo, via streaming, pela internet. O conteúdo digital gerado nas edições do Descolagem (vídeos, estudos, apresentações) fica disponível online após a realização dos encontros – assim, o projeto contribui com um material de pesquisa variado que pode ser aproveitado tanto pelo público do NAVE como por qualquer internauta interessado.

NAVE


O NAVE é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que usem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. No Rio de Janeiro, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O NAVE é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários. Modelo similar foi implantado pelo Oi Futuro em 2006, no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE) – escola pública de horário integral que desenvolve, entre outras atividades, uma fábrica de jogos, onde os alunos aprendem a produzir jogos eletrônicos. Para saber mais sobre a escola, acesse: http://www.oifuturo.org.br/educacao/oi-nave/

Descolagem:
Data: Sábado, dia 2 de julho de 2011
Horário do início: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h.
Local: NAVE – Núcleo Avançado em Educação
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca

Lotação do salão principal: 150 lugares (não há lugares marcados). Os interessados devem responder ao questionário (cliquem aqui) e aguardar a confirmação da inscrição. As vagas são limitadas.
Entrada gratuita

O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, na página do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br), a partir das 15h.

Descoshops – Workshops do Descolagem

Entrada gratuita
Data: domingo, dia 3 de julho de 2011
Horário do início dos workshops: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h.
Local: NAVE – Núcleo Avançado em Educação
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca

Os interessados devem responder ao questionário (cliquem aqui) e aguardar a confirmação da inscrição. As vagas são limitadas.

NOTAS:
2 - Referências: "Descolagem #7 >> As novas conexões do saber, dia 2 de julho no NAVE", por Beto Largman (acessem o link a seguir e leiam a postagem completa): http://oglobo.globo.com/blogs/largman/posts/2011/06/21/descolagem-7-as-novas-conexoes-do-saber-dia-2-de-julho-no-nave-387747.asp
E ainda, no blog de Rafael Parente: "Descolagem #7: Henry Jenkins, Zach Lieberman, Daito Manabe e eu!!!": http://rafaelparente.blogspot.com/2011/06/descolagem-7-henry-jenkins-zach.html


Postado por: Imaculada Conceição

WEBCELEBRIDADES 15 MINUTOS DE FAMA, AGORA PARA TODOS


Andy Warhol estava certo, o futuro já chegou. Aliás, chegou já há algum tempo. Vivemos num pós-futuro da famosa citação do mestre da Pop Art. Hoje a internet possibilita, pelas mais variadas razões – e às vezes pelos caminhos mais inesperados – que todos possam almejar seus 15 minutos de fama. Alguns tentam, inclusive, estendê-los. Esses dois encontros propõem um olhar sobre as origens das celebridades nascidas na internet, sua influência na (re)invenção da cultura e o que acontece depois que os 15 minutos acabam.



Início: 27 JUN
Duração: 2 encontros semanais
Dias/horários: Segundas-Feiras, às 20h (27/06, 04/07)
27 JUN | 1. QUEM SÃO AS WEBCELEBRIDADES?
Na última década, a internet permitiu que anônimos se transformassem em famosos, ainda que em muitos casos a fama tenha vindo involuntariamente. Nesse primeiro encontro, quem são as webcelebridades e por que se tornaram fenômenos locais ou mundiais, alçados à fama por motivos nobres ou nem tanto.
04 JUL | 2. A CULTURA DO REMIX
A fama na internet muitas vezes não se esgota em si mesma. Dessa forma, a contribuição das webcelebridades frequentemente resulta em um verdadeiro remix cultural, com a recriação de obras musicais ou audiovisuais e novos códigos da cultura pop. No segundo encontro, o legado das webcelebridades e seu impacto na formação da cultura contemporânea.



Sérgio Branco. Advogado, especialista em Propriedade Intelectual pela PUC-Rio, mestre e doutorando em Direito Civil pela Uerj. Líder de Projetos do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio). Professor de Direito Civil e de Propriedade Intelectual da graduação e da pós-graduação da FGV Direito Rio. Ex-procurador-chefe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Autor dos livros "Direitos autorais" e "Direitos autorais na internet e o uso de obras alheias".


Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br

Posse do Grêmio Estudantil da E.M Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE


Diretoria do Grêmio Estudantil da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes eleita para o biênio 2011-2013: Yuri, da turma 1801, presidente; Vinicius, da turma 1801. vice-presidente; Fernanda e Nayri, da turma 1702, secretárias. Ao fundo, à esquerda, suplentes da diretoria, à direita,alunos do 9º ano que fizeram parte da Comissão Eleitoral e demais alunos da escola, formados para a entrada do primeiro turno.


Cumprindo o calendário previsto pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, foi empossado, no dia 20 de junho de 2011 (segunda-feira), o Grêmio Estudantil da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação.
A confirmação da posse da nova diretoria, para o biênio 2011-2013, aconteceu em dois momentos: na entrada dos alunos do 1º turno e também no 2º turno.
O diretor da E.M. Joaquim da Silva Gomes, professor João Luiz da Silva, fez um breve discurso de apresentação dos integrantes da Chapa Vermelha, que foi a vencedora, dizendo-se muito feliz com todo o processo eletivo, graças ao excelente trabalho desenvolvido pela Comissão Eleitoral e seriedade como todos os demais concorrentes fizeram suas campanhas.

Professor João Luiz da Silva, diretor da E.M. Joaquim da Silva Gomes, cumprimentando os alunos integrantes da nova diretoria do Grêmio Estudantil.Ao lado direito da foto, os alunos que participaram da Comissão Eleitoral.



Garantindo maior representatividade do Grêmio Estudantil, com a participação de alunos dos dois turnos, a diretoria também foi composta por integrantes da Chapa Verde, segunda colocada, com os alunos matriculados no primeiro turno


Professor João Luiz da Silva, diretor da E.M. 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, com os alunos que fizeram parte da Chapa Verde, segunda colocada nas eleições, cujos membros agora são suplentes da diretoria do Grêmio Estudantil.

O diretor João Luiz lembrou que o Grêmio Estudantil representa o interesse dos alunos, e deve colaborar com a direção e com os professores, na implementação de ações que sejam benéficas à escola como um todo, e ao corpo discente, em particular.
Sendo uma iniciativa dos alunos, sempre contando com a ajuda e apoio da direção da escola, o Grêmio Estudantil constitui um primeiro passo para o aprendizado da gestão participativa, contribuindo para o desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais, políticas e comunitárias.


A nova diretoria do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes recebendo o carinho e homenagens da equipe da direção: Valéria Monteiro, diretora adjunta, à esquerda; Sheila dos Santos, coordenadora pedagógica, à direita e João Luiz da Silva, diretor, ao centro.

Finalizando, o diretor João Luiz pediu a colaboração de todos os alunos, com sugestões e participações, para o sucesso do Grêmio Estudantil da E.M. Joaquim da Silva Gomes.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Encontro com Autor da Biblioteca do Professor.



Todas as escolas, creches e unidades de extensão estão sendo convidadas para o Encontro com Autor da Biblioteca do Professor.


Autores convidados: Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura e Arthur Dapieve
Dia 28/06
Às 13h30min
Na Academia Brasileira de Letras
Inscrições: e.mail para o endereço encontroautor@gmail.com , com nome, matrícula, cargo/função e lotação (até que as vagas se encerrem).



Maiores informações:

E/SUBE/CED/Mídia-Educação
Tel:2976-2318 /2976-2319

domingo, 19 de junho de 2011

A Escola Municipal Gandhi e os aprendizes de Arqueologia


A aluna Taiana Souza, da turma 1701, 7º ano da Escola Municipal Gandhi, que aparece sorridente no centro da fotografia, em primeiro plano, ao lado do professor de História Antonio Carlos Batista Suzano, é moradora do Conjunto Manguariba e costuma frequentar, com a sua família, o sítio histórico das ruínas de um antigo engenho. Lá ela diz que se sente muito bem em contato direto com a natureza, onde faz pequeniques e até churrascos, nos fins de semana. Foi ela quem apresentou as fotografias das colunas do antigo engenho ao professor Antonio Carlos após ele ter feito comentários sobre a importância de se estudar a arqueologia para o conhecimento dos costumes e culturas dos povos antigos, dando origem ao planejamento da aula prática que foi realizada com toda a turma 1701, no dia 17 de junho de 2011, sexta-feira, contando também com a presença da professora Louise Maria, coordenadora pedagógica e do professor Marcus Andrade, de Matemática.

A aula prática de Arqueologia, com a caminhada pelas ruas do Conjunto Manguariba e visita às ruínas do antigo engenho colonial vem sendo programada há bastante tempo. Tudo começou após os comentários feitos pelo professor de História Antonio Carlos em relação à novela "Morde & Assopra", da TV Globo, que, no primeiro capítulo, mostra atividades desenvolvidas por arqueólogos. A direção da E.M. Gandhi providenciou as autorizações para que os pais e responsáveis permitissem que seus filhos participassem da atividade externa e a coordenadora pedagógica, professora Louise Maria se programou para também tomar parte do evento, já que uma das propostas do Projeto Político Pedagógico daquela unidade escolar é desenvolver pesquisas para melhor conhecer a comunidade onde está localizada a escola. A fotografia dos professores participantes (Antonio Carlos, Marcus Andrade, de Matemática e Louise) com os alunos da turma 1701, foi tirada antes do início da caminhada em direção às ruínas históricas.



De uma parte mais alta, em relação ao Conjunto Manguariba, os alunos da turma 1701 da Escola Municipal Gandhi aproveitaram para localizar e identificar as ruas do conjunto, as escolas Gandhi e Mário Lago e suas próprias casas, estudando um pouco de Geografia e fazendo a identificação da evolução urbana do local onde vivem, tudo de forma prática e agradável.



Quando saíram da escola, já caminhando em direção ao sítio histórico e arqueológico, os alunos da E.M. Gandhi tiveram contato com realidades urbanas bem distintas: primeiro com as ruas e casas planejadas na formação oficial do Conjunto Manguariba, em seguida, como se vê nesta foto, a parte onde ocorreu a ocupação desordenada, sem preocupação ou planejamento urbano, com as casas mais modestas, em relação as demais. Na foto, com os alunos da turma 1701, os professores Antonio Carlos, de História e Marcus Andrade, de Matemática (ao lado direito da fotografia).
Se afastando da parte urbana do Conjunto Manguariba, já em direção ao sítio arqueológico onde se encontram as ruínas de um antigo engenho, os alunos da turma 1701, da Escola Municipal Gandhi passam a ter contato direto com outra realidade, observando áreas descampadas, predominância da cobertura vegetal e algumas árvores que resistem na região.




Pela localização geográfica, pela sua monumentalidade e pelas características físicas das colunas que restaram, é possível especular que se tratava de um grande engenho produtor de açúcar, melado e aguardente. Há na parte lateral direita (de norte para sul) uma entrada retangular, em nível bem mais baixo em relação à base da construção que, presumivelmente, seria o início de um canal para o escoamento da produção até alcançar Sepetiba, de onde o produto seguiria para outros destinos. Nesta foto, o professor Antonio Carlos e alunos da turma 1701 estão bem ao fundo, na parte esquerda, fazendo estudos arqueológicos das ruínas.



Professor Antonio Carlos, agachado ao lado da coluna da direita, mostrando aos alunos da turma 1701, detalhes da composição do solo e material utilizado para a construção do antigo engenho, tendo como base a pedra de mão, a argamassa feita com óleo de baleia e calcário retirado das ostrarias de Sepetiba (provavelmente antigos Sambaquis) e tijolos maciços.

Parabéns ao professor Antonio Carlos, pelo planejamento e realização de aula tão dinâmica e interessante sobre Arqueologia, mas que apresentou ótimos subsídios também para os estudos da geografia e da história da região, além de conhecimentos sobre educação patrimonial, meio ambiente e urbanismo. Grato à direção da Escola Municipal Gandhi pelo apoio imprescindível para que tudo pudesse acontecer de forma correta, e aos professores Louise Maria e Marcus Andrade, que também acompanharam os alunos da turma 1701. Nesta foto, o professor Antonio Carlos aparece em primeiro plano, e os demais na retaguarda. Ao fundo o Conjunto Manguariba, convindo destacar que o prédio azul à direita é o da Escola Municipal Mário Lago.

sábado, 18 de junho de 2011

Pré-técnico da EMJSG, a equação que continua dando certo


Na visita que fez à Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin (à esquerda da foto), ouviu do diretor João Luiz da Silva, as explicações sobre o funcionamento do Curso Pré-técnico, que conta com o apoio da professora Gracinha Muller, cedendo o auditório da 10ª CRE para as aulas e fornecendo camisetas para todos os alunos matriculados no curso.



É manhã de sábado. Ainda não são nove horas e eles vão chegando aos poucos. São todos jovens. Adolescentes com idades entre 14, 15, 16 anos. Alguns vêm dos conjuntos da Avenida João XXIII, outros dos Lotes 2 e 14, mas há também gente do Morro do Chá, das ruas Senador Camará, Império, Avenida Padre Guilherme Decaminada, Fomento, Horto Florestal e até mesmo do bairro dos Jesuítas.
Estamos no final do outono, faltam alguns dias para o início do inverno, mas a temperatura em Santa Cruz tem caído significativamente. Não importa. Chova ou faça sol, esteja frio ou calor, eles nunca faltam, até porque, como se trata de um curso pré-técnico, com vagas limitadas, inscrição e participação voluntária, em caso de três faltas consecutivas sem justificava relevante, poderão ser eliminados, abrindo vaga para os interessados, que estejam na lista de espera.
Chego ao auditório da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE) por volta das 10 horas da manhã. Silêncio total. Fico na dúvida se hoje, sábado, dia 18 de junho de 2011, há aula para o curso pré-técnico. O segurança me informa que sim, e que o auditório está cheio.
Estão todos lá. São mais de cem alunos. Encontro o professor João Luiz da Silva, diretor da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, idealizador do Curso Pré-técnico, resolvendo questões matemáticas com a interação dos alunos.
O Curso pré-técnico funciona três vezes por semana, após o encerramento das aulas do segundo turno e aos sábados, das 9 horas da manhã às 12h e 30 minutos, prolongando-se, não raramente, até as 13 horas, ou mais.



Sábado, 18 de junho de 2011 pela manhã. Auditório da 10ª CRE lotado com os alunos que frequentam o Curso Pré-técnico da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes.



João Luiz reside com a sua família em Muriqui, distrito balneário do município de Mangaratiba, mas vem todos os sábados para Santa Cruz com a finalidade de ministrar as suas aulas de Matemática, uma vez que se dedica voluntariamente, há quase dez anos, ao Curso Pré-técnico, que tem como objetivo principal preparar alunos do ensino fundamental para o ingresso em escolas técnicas federais e estaduais, e também para concursos nas escolas e colégios das Forças Armadas, como a Escola de Sargentos das Armas, a EsSA, Colégio Naval, Escola Preparatório de Cadetes-do-Ar, EPCAR, entre outras.
Considerando que os alunos residem em Santa Cruz, a maioria tenta ingressar na FAETEC e, mais recentemente, no Colégio Estadual Eric Walter Heine, que iniciou as suas atividades letivas neste ano de 2011, recebendo o título de primeira escola com certificado sustentável do Brasil. Alguns sonham em estudar no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, CETUR, Colégio Pedro II, Colégio Militar, entre outros.
O diretor João Luiz da Silva, diante da grande procura dos alunos pelo curso, tem solicitado o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de outras parcerias, objetivando ampliar o número de matrículas, diversificar o aprendizado, incluindo mais aulas de matemática e de língua portuguesa, além de outras disciplinas que são cobradas nas provas para ingresso em alguns colégios do Ensino Médio, e remunerar os professores participantes, uma vez que todos têm trabalhado voluntariamente, desde a criação do pré-técnico.



Os alunos do Curso Pré-técnico, quase todos do 9º ano, são selecionados no início do ano letivo, a partir de uma prova classificatória. Não podem faltar sem justificativa pois, como a procura tem sido muito grande, o excesso de faltas (três, no máximo) resulta na eliminação do aluno do curso e abertura da vaga para o próximo classificado.


A proposta que o professor João Luiz apresentou à Secretaria Municipal de Educação, em projeto encaminhado através da 10ª CRE, é que todos os professores do curso pré-técnico da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes possam receber como dupla regência, os horários que vêm dedicando voluntariamente ao curso, após intensivo dia de trabalho normal na escola e aos sábados, tendo que se deslocar das suas casas, sem qualquer tipo de ajuda financeira.


Claudia Costin, secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, ao lado do diretor João Luiz da Silva, conversando com os alunos do Curso Pré-técnico por ocasião da sua visita à Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes.


Conhecendo o trabalho desenvolvido pelo professor João Luiz, representantes do Grupo Gerdau, de Santa Cruz, demonstraram interesse em estabelecer parceria com a Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes com o objetivo de ajudar na ampliação do curso pré-técnico. A primeira reunião do pessoal da Gerdau e da Casa Ser Cidadão com o diretor do pré-técnico aconteceu no dia 14 de junho de 2011, quando foi apresentada uma proposta que ainda está sendo analisada e deverá proporcionar resultados positivos já para o segundo semestre deste ano.
Enquanto o professor João Luiz aguarda os resultados das futuras parcerias e apoios, as aulas continuam sendo realizadas normalmente, com o auditório da 10ª CRE sempre cheio de jovens, que acreditam na possibilidade de ascensão profissional e social a partir do investimento na educação.


Reunião ao ar livre, nos jardins da histórica residência do Senador Júlio Cesário de Melo (hoje Casa SerCidadão), em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Da esquerda para direita, Emília, da Casa SerCidadão, João Luiz, diretor da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, Luciano e Jorge, do Grupo Gerdau, que conversaram sobre a parceria e apoio ao Curso Pré-técnico.



O Curso Pré-técnico da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes é uma equação que vem dando certo há quase dez anos, graças ao trabalho voluntário do professor João Luiz da Silva e de sua equipe, que contam com o apoio da professora Gracinha Muller, coordenadora da 10ª CRE, que tem cedido o auditório para a realização das aulas e fornecido o uniforme dos alunos matriculados no curso.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA ATUAÇÃO DOCENTE EM CLASSE HOSPITALAR

 

Esse texto amplia a reflexão a respeito da formação de professores, em um contexto social de demandas múltiplas, redefinindo espaços de atuação. Dentre estes, as Classes Hospitalares. Aprofundar a reflexão e o conhecimento sobre a Classe Hospitalar enquanto campo de atuação docente justifica-se na medida em que se observa certo desconhecimento a respeito dos aspectos conceituais e teórico-metodológicos que envolvem essa modalidade de ensino. A relevância de estudos neste campo relaciona-se com a possibilidade de desvelar para os Cursos de Formação de professores, um universo tanto conceitual quanto de atuação. Resultados parciais de pesquisa descritiva realizada em diferentes espaços hospitalares revelam que um dos desafios a ser superado se refere às especificidades da prática docente nessa modalidade de ensino. O professor de classe hospitalar desempenha um papel de mediador entre a criança e o hospital; para a criança ou adolescente hospitalizado, o contato com o professor e com a classe hospitalar é uma oportunidade de ligação com os padrões da vida cotidiana e com a vida em casa e na escola. Acrescenta-se ser indispensável o conhecimento das patologias mais freqüentes na unidade hospitalar em que atua para saber dos limites clínicos do paciente-aluno. Daí a necessidade de um preparo pedagógico, associado a uma orientação pedagógica especifica ao campo de atuação da classe hospitalar. Quanto ao perfil pedagógico - educacional, torna-se relevante a adequação à realidade hospitalar, o respeito às potencialidades do aluno, motivando e facilitando sua inclusão no contexto escolar hospitalar. Tal inclusão implica estímulo à criança, tendo o conhecimento como elo entre o desejo de saber e a superação do distanciamento entre as necessidades curriculares e o ambiente hospitalar. No documento do MEC(2002) recomenda ao professor coordenador da proposta pedagógica da classe hospitalar ou em atendimento domiciliar o conhecimento sobre a dinâmica e o funcionamento dessa modalidade de ensino.

Postado por Tyara Oliveira em http://www.escolaclassehospitalar.blogspot.com/

quinta-feira, 16 de junho de 2011

UMA MULHER NO COMANDO DAS PRISÕES DO RIO



FORTES IMPRESSÕES DOS GABINETES, CORREDORES E CELAS

Anabela Paiva e Julita Lemgruber(foto ao lado)

No livro "A dona das chaves", lançado este ano, a socióloga Julita Lemgruber e a jornalista Anabela Paiva abrem as portas do mundo das cadeias do Rio de Janeiro e conduzem o leitor às celas, gabinetes e corredores de um sistema prisional marcado por violência, corrupção e, também, por atos de coragem e generosidade. Julita foi a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora-geral de uma rede que abrangia 25 unidades com mais de 9.200 presos e cerca de 2.300 agentes. Nesta aula aberta, ambas relatam essa experiência, num encontro revelador sobre liberdade, medo, violência e solidariedade.

Início: 20 JUL
Duração: 1 encontro
Dias/horários: Quarta-Feira, às 20h (20/07)
Valor: R$ 0,00 na inscrição
Observações: Evento gratuito Vagas limitadas
As inscrições podem ser feitas a uma semana do encontro através do telefone 2227 2237.
Julita Lemgruber. Socióloga. Coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CeSec) da Universidade Candido Mendes. Mestre pelo Iuperj, foi diretora do Departamento do Sistema Penitenciário e Ouvidora de Polícia do Estado do Rio de Janeiro. Publicou "Cemitério dos vivos" e "Quem vigia os vigias", entre outros livros.

Anabela Paiva(foto abaixo). Jornalista e pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CeSec) da Universidade Candido Mendes. Foi editora do Caderno B, no "Jornal do Brasil", editora de cultura e comportamento das revistas "Época" e "IstoÉ" e coordenadora do site www.no.com. Publicou, com Silvia Ramos, o livro "Mídia e violência: novas tendências na cobertura da criminalidade e segurança no Brasil".



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Cinco dicas para usar o celular com segurança

Matéria muito interessante sobre o uso de celulares (Alerta da OMS) retirada da revista Veja, enviada pelo Professor Jorge L.S. Santos (Jorgeodaviriato) para o Rioeduca.

Claudia Costin na nova série da MULTIRIO




Secretária de Educação participa de nova série da MultiRio


A MultiRio estreia um novo programa nesta quinta-feira (16): Conceito e Ação. A produção receberá especialistas, educadores e profissionais que pensam sobre os rumos da Educação brasileira. O objetivo é levar o telespectador à reflexão sobre o que é a educação, quais são os seus princípios e como eles podem ser transformados em ações. Na estreia, a Secretária de Educação do Rio, Claudia Costin, faz uma participação especial. O primeiro programa aborda as estratégias da educação para os grandes centros urbanos. Conceito e Ação será exibido no canal 14 da NET, nesta quinta, às 20h.



quarta-feira, 15 de junho de 2011

A HISTÓRIA DO RIO COMO HISTÓRIA DA ARTE


O curso faz um passeio e uma reflexão visual pelos monumentos e objetos de arte do Rio de Janeiro e adjacências, como forma de conhecer a história da arte e suas particularidades. Informa e prepara o aluno a identificar e apreciar grandes obras em sua própria cidade, inseridas em seu contexto artístico e cultural.

Início: 15 JUL
Duração: 4 encontros semanais
Dias/horários: Sextas-Feiras, às 19h30 (15/07, 22/07, 29/07, 05/08)



15 JUL 1. SÃO CONRADO: A CABEÇA DO IMPERADOR. ARARUAMA: CONCHAS E SAMBAQUIS. BOTAFOGO: ARTE PLUMÁRIA E CERÂMICA

22 JUL 2. BÚZIOS E NITERÓI: FÉ E SIMPLICIDADE. LARGO DA CARIOCA: O RIO FEITO DE OURO. PRAÇA XV: A LEVEZA DO ROCOCÓ

29 JUL 3. CENTRO: MUSEUS DO ECLETISMO. FLAMENGO E COPACABANA: A EXPLOSÃO DA ART DÉCO. CASTELO: O MODERNO EM PILOTIS.

05 AGO 4. ATERRO DO FLAMENGO: TACHISMO E ECOLOGIA. JARDIM BOTÂNICO: MORFOLOGIAS DO CONTEMPORÂNEO. ENGENHO DE DENTRO: O FUTEBOL-ARTE.
Ministrado por:
Mauro Trindade. Professor de História da Arte na Escola de Belas Artes da UFRJ e colunista de TV da "Carta Z Notícias". Já trabalhou como repórter, crítico e editor nos jornais "Tribuna da Imprensa", "Jornal do Brasil" e "O Globo", e nas revistas "Veja Rio" e "Bravo!", entre outras publicações. Lecionou nas universidades Estácio de Sá e Veiga de Almeida e na Pós-Graduação em Estéticas do Movimento da Faculdade Angel Vianna, além de apresentar cursos livres na Galeria Óko, no Laboratório Estação e no Centro Cultural da Justiça Federal. É autor da apresentação de "Bastidores do Theatro Municipal", livro de fotografias de "Bruno Veiga, e do capítulo Entre – Videodança e os gêneros de arte", no livro "Dança em foco 4". Doutorando em História e Crítica da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ.

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