Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

UMA MULHER NO COMANDO DAS PRISÕES DO RIO



FORTES IMPRESSÕES DOS GABINETES, CORREDORES E CELAS

Anabela Paiva e Julita Lemgruber(foto ao lado)

No livro "A dona das chaves", lançado este ano, a socióloga Julita Lemgruber e a jornalista Anabela Paiva abrem as portas do mundo das cadeias do Rio de Janeiro e conduzem o leitor às celas, gabinetes e corredores de um sistema prisional marcado por violência, corrupção e, também, por atos de coragem e generosidade. Julita foi a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora-geral de uma rede que abrangia 25 unidades com mais de 9.200 presos e cerca de 2.300 agentes. Nesta aula aberta, ambas relatam essa experiência, num encontro revelador sobre liberdade, medo, violência e solidariedade.

Início: 20 JUL
Duração: 1 encontro
Dias/horários: Quarta-Feira, às 20h (20/07)
Valor: R$ 0,00 na inscrição
Observações: Evento gratuito Vagas limitadas
As inscrições podem ser feitas a uma semana do encontro através do telefone 2227 2237.
Julita Lemgruber. Socióloga. Coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CeSec) da Universidade Candido Mendes. Mestre pelo Iuperj, foi diretora do Departamento do Sistema Penitenciário e Ouvidora de Polícia do Estado do Rio de Janeiro. Publicou "Cemitério dos vivos" e "Quem vigia os vigias", entre outros livros.

Anabela Paiva(foto abaixo). Jornalista e pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CeSec) da Universidade Candido Mendes. Foi editora do Caderno B, no "Jornal do Brasil", editora de cultura e comportamento das revistas "Época" e "IstoÉ" e coordenadora do site www.no.com. Publicou, com Silvia Ramos, o livro "Mídia e violência: novas tendências na cobertura da criminalidade e segurança no Brasil".



Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário