Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

terça-feira, 26 de abril de 2011

QUATRO GOVERNANTES QUE MUDARAM O BRASIL

D. JOÃO VI, D. PEDRO II, GETULIO VARGAS,

JUSCELINO KUBITSCHEK

Ao longo da História do Brasil, algumas administrações foram mais capazes de imprimir mudanças que alteraram o destino do país. Produto da iniciativa e da visão de progresso do líder ou obra do acaso, essas mudanças, mesmo quando interrompidas pelos governos que se seguiram, provocaram um rearranjo da estrutura política e administrativa do Estado que se refletiu nos rumos da sociedade brasileira. Se outros momentos foram importantes, pode-se dizer que o período em que D. João VI reinou no Rio de Janeiro foi definitivo para o processo da Independência. Se D. Pedro II conviveu com a escravidão, conseguiu construir uma ordem política estável. Na superação do que foi o liberalismo da República, o primeiro governo Vargas (1930-1945), caracterizado pelo autoritarismo, representou, no entanto, o momento de industrialização e de implantação dos direitos dos trabalhadores. O nacionalismo da fase autoritária se expressaria na luta pela independência brasileira frente ao progressivo poder dos Estados Unidos que marcou o segundo governo Vargas (1951-1954). Finalmente, Juscelino Kubitschek, a partir do pensamento desenvolvimentista, faria em quatro anos uma verdadeira revolução na estrutura administrativa e industrial do país.

O curso será ministrado por Isabel Lustosa. Historiadora, ensaísta e escritora. Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), é pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa. Autora de "Histórias de Presidentes – a República no Catete"; "Brasil pelo método Confuso"; "Humor e boemia em Mendes Fradique" e "D. Pedro I".
Início: 10 MAI
Duração: 4 encontros semanais
Dias/horários: Terças-Feiras, às 17h (10/05, 17/05, 24/05, 31/05)
PROGRAMAÇÃO
10 MAI 1. PRESENÇA DE D. JOÃO VI: O RIO DE JANEIRO TORNADO METRÓPOLE E LISBOA TORNADA COLÔNIA

17 MAI 2. D. PEDRO II EM SEU REINADO: CULTURA, GUERRA, RELIGIÃO E ESCRAVIDÃO

24 MAI 3. CONSTRUINDO UMA NAÇÃO: O PROJETO VARGAS PARA O BRASIL

31 MAI 4. O PRESIDENTE BOSSA NOVA




Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário