Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

sábado, 23 de abril de 2011

MultiKit Rio, uma Cidade de Leitores


As Salas de Leitura das escolas municipais do Rio de Janeiro estão recebendo o “MultiKit RIO, UMA CIDADE DE LEITORES, produzido pela MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios, da Prefeitura da Cidade.
São quatro DVDs embalados em um belo estojo de papel cartão, contendo uma coleção de programas da série Rio, uma Cidade de Leitores, privilegiando diferentes temas do universo infanto-juvenil e adulto.
Como professor de História, interessei-me logo por dois programas, entre tantos outros de excepcional qualidade: “100 anos sem Euclides”, no primeiro DVD e “Cronistas do Rio”, incluído no terceiro DVD.
Na homenagem ao escritor Euclides da Cunha, constante do DVD 1, os convidados são o jornalista Thiago Cascabulho, autor de “Quatro Cantos de Euclides”, obra que, segundo o poeta, destina-se à aproximar o pequeno leitor do universo euclidiano, com linguagem simples e apropriada para ser musicada, e a antropóloga social Regina Abreu, autora do livro “O Enigma dos Sertões” e coprodutora do filme “A paz é dourada”, do cineasta Noilton Nunes, que ligou para o programa e teve alguns trechos do seu filme apresentados no decorrer da entrevista.
Na programação especial sobre os Cronistas do Rio, os entrevistados são os escritores e pesquisadores João Carlos Rodrigues, que fala sobre João do Rio e Raquel Teixeira Valença, da Fundação Casa de Rui Barbosa, que vem se dedicando à publicação das obras de Lima Barreto. Há também uma entrevista feita em Santa Tereza com o compositor Moacyr Luz.

Os programas são apresentados pela jornalista Leila Richers, em forma de debate com seus convidados, sempre ilustrados por trechos de filmes, narrações de livros, músicas e outras manifestações artísticas, sempre promovendo o diálogo com a participação do público, que telefona ou envia perguntas via e-mail.
Conforme consta do texto de abertura do MultiKit, trata-se de um instrumento de trabalho para ser usado em sala de aula por professores e alunos.

DVD 1 – Literatura infantil – “Os pioneiros do gênero no Brasil”; “Romance policial no Rio” e “100 anos sem Euclides”;
DVD 2 – Memórias femininas – “Uma literatura voltada para as mulheres”; “Narrativas ficcionais seriadas – As narrativas para adolescentes” - “Hip hop – Movimento cultural que articula música, dança e artes plásticas”;
DVD 3 – Cronistas do Rio – “Uma forma livre e pessoal de retratar o cotidiano da cidade”; Rio romântico – “O romantismo chega ao Brasil valorizando os sentimentos e dando expressão exagerada aos sentidos”; Literatura de cordel – “A tradição oral que virou expressão típica do Nordeste brasileiro”;
DVD 4 – Fábulas – “O universo das fábulas, gênero narrativo tão popular entre as crianças que traz histórias repletas de lições de moral e ética”; Os adolescentes na literatura – “Um perfil dos adolescentes de hoje, o leem e o que escrevem”; Ficção científica – “A origem do estilo e sua enorme abrangência na literatura”.
Além de auxiliar leitores na seleção de obras literárias adequadas, os programas buscam expandir as formas de interpretação de textos escritos para diferentes campos de linguagem.
O MultiKit RIO, UMA CIDADE DE LEITORES deve ser mantido sempre na sala de leitura e em local de fácil acesso, para ser usado pelos professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário